O que é Departamento Pessoal?

O setor de Departamento Pessoal é aquele responsável pela administração do fator humano da empresa, ou seja, os empregados.

Fundamental para o bom desenvolvimento da empresa, o setor de Departamento Pessoal é responsável desde à contratação até a rescisão do contrato de trabalho.

Funções do Departamento Pessoal

A primeira função do Departamento Pessoal refere-se à todo o trâmite de recrutamento e seleção de funcionários, através da abertura de vagas e definição do perfil do candidato.

Em seguida, o Departamento Pessoal procede à analise de currículos e seleção de candidatos, de acordo com as necessidades específicas da empresa.

O Departamento Pessoal responsabiliza-se por toda a parte burocrática referente à contratação, efetuando, inclusive, todas as anotações pertinentes na Carteira de Trabalho (CTPS).

É também uma das funções mais fundamentais do Departamento Pessoal  manter toda a documentação relativa à atividade exercida por cada empregado.

O setor de Departamento Pessoal deve elaborar a folha de pagamentos, o controle da jornada de trabalho, horas extras, remuneração, férias, benefícios, atualização de CTPS, imposto de renda, contribuição previdenciária, dentre outros.

Cabe também ao Departamento Pessoal verificar o cumprimento das normas referentes à Segurança e Medicina do Trabalho.

Além disso, é fundamental que o Departamento Pessoal acompanhe todas as atualizações legislativas, a fim de conduzir os empregados dentro da legalidade, evitando assim possíveis multas fiscalizatórias e processos trabalhistas.

Por fim, cabe também ao Departamento Pessoal efetuar todo o trâmite de desligamento do empregado, tomando todas as medidas cabíveis para justo pagamento e quitação das verbas rescisórias.

É importantíssimo que o Departamento Pessoal arquive e mantenha em perfeito estado todas as documentações referentes às rotinas trabalhistas de controle e manutenção de cada empregado, pois todo e qualquer documento pode vir a ser solicitado em ocasiões futuras por órgãos como a Justiça do Trabalho ou a Previdência Social (INSS).

This Is The Oldest Page